Artigos
SÉRIE: O FASCINANTE MUNDO DOS CAVALOS PINTADOS
PARTE IV - NEZ PERCE HORSE
-
Raça antiga que deu origem á raça Appaloosa, está em via de extinção. Em 1995 foi implantado um programa de resgate e preservação, através do Nez Perce Horse Registry, na cidade de Lapwai, onde funciona o governo da tribo Nez Perce, de raízes indígenas. Mas antes de explicar este programa de Registro Genealógico vamos conhecer um pouco da história do povo Nez Perce , de tradição na criação de cavalos. O povo é nativo americano da região noroeste, de origem no estado de Idaho . A tribo é uma das 5 oficialmente reconhecidas no estado de Idaho, tendo começado a criar cavalos pintados em 1730. A população atual de membros da tribo é de, aproximadamente, 4 mil . As terras da reserva estão sítuadas nas regiões norte e central em uma área de quase 2 mil km quadrados. O nome Nez Perce foi inventado por exploradores franceses. Nez Perce significa “nariz com piecing”, as mulheres tinham o hábito de pendurarem adornos no nariz.
Chefe da tribo, de nome Joseph
Em 1805 a tribo foi descoberta pelos exploradores americanos Lewis e Clark em uma expedição exploratória. Através de um tratado de 1885 a tribo foi confinada em uma reserva abrangendo o vale de Wallowa no estado de Oregon e uma imensa área central em Idaho. Em 1877 o governo determinou que os membros da tribo não mais poderiam residir na área de Oregon. O chefe da tribo, de nome Joseph, rejeitou o tratado e a tribo Nez Perce entrou em guerra com as tropas do governo. Derrotado, o chefe Joseph e seguidores tentaram fugir para o Canada, mas foram capturados pelos soldados americanos 100 km antes da fronteira do Canadá. forçados a se renderem , em Outubro de 1877, e foram levados para o Forte Leavenworth no estado do Kansas. Posteriormente, de lá foram para a reserva índia da tribo Ponca. Em 1985 retornaram à região noroeste dos EUA, mas em confinamento na reserva de Colville no estado de Washington. Os remanescentes da tribo Nez Perce que não participaram da guerra permaneceram na área da reserva Nez Perce no norte de Idaho.
Foto em 1895, homens da tribo Nez Perce
Biotipo original dos cavalos selecionados pela tribo Nez Perce
Biotipo original dos cavalos selecionados pela tribo Nez Perce
O programa Nez Perce Horse Registry é alicerçado em cruzamentos entre exemplares Appaloosa portadores do biotipo e andamento original e representantes de uma raça asiática chamada Akhal-Teke, selecionada na região desértica do Turquemenistão, país vizinho do Iran e Afeganistão. A raça é conhecida pelo codinome de Golden Horse , devido às pelagens metálicas incomuns , principalmente de variações das pelagens palomina e baia . Assim, um cavalo típico Nez Perce moderno apresenta a pelagem palomina ou baia com as pintas da pelagem Appaloosa. Na funcionalidade a raça Akhal-Teke é notável na velocidade e na resistência desenvolvida no clima árido do deserto.
A raça Akhal-Teke é uma das mais antigas , tendo um rebanho próximo de 7 mil, a maior parte na Rússia. O nome Akhal remete aos oásis ao longo do norte das montanhas Kopet Dag , região habitada pela tribo Teke. Há historiadores que dizem a raça ter contribuído a formação da raça PSI . Exame de DNA realizado na Universidade do Kentucky comprovaram compatibilidade com DNA da raça PSI , mas não com a raça Árabe .
A tribo Nez Perce tem tradição em criar bons cavalos com prática de “natural horsemanship”, desde os primeiros relatos pelos exploradores Lewis e Clark que descobriram a tribo. O arreamento e vestimenta dos cavaleiros é uma rica cultura, singular pelo estilo e cores.
O Programa de Registro dos cavalos Nez Perce foi implantado após o governo ter dado à tribo uma verba como incentivo para o resgate e preservação dos históricos “Nez Perce Horses” , O programa foi elaborado em três vertentes :
- Formação de jovens domadores e equitadores;
- Fomentar o desenvolvimento dos Nez Perce Horses;
- Organizar cavalgadas comerciais na reserva da tribo Nez Perce
O Diretor do Programa é Rudy Shebala , de origem indígena Navajo , casado com uma nativa Nez Perce .
Mas por que os cruzamentos com a raça Akhal-Teke ? Assim explicou o Diretor Shebala - “Os Mouros introduziram os cavalos Akhal- Teke na Espanha e acreditamos serem um dos ingredientes da composição genética dos cavalos espanhóis que historicamente foram introduzidos no território Nez Perce , de acordo com a descrição de cavalos feita pelos exploradores Clark a Lewis , como sendo de tronco esguio , pelagens brilhantes , elegantes nos andamentos , velozes , rústicos e resistentes para suportarem o tremendo esforço físico em jornadas de mais de 100km em dias seguidos.”
O Conselho da Tribo Nez Perce aprovou o programa com base nos cruzamentos com a raça Akhal-Teke. Mas no final do século passado tinham apenas 4 criatórios desta raça nos EUA. Um criador eno estado de Minnesota teve problema de saúde e vendeu o plantel de 40 cabeças. Porém, sabendo da história da tribo Nez Perce e do Programa de Regiatro fez doação de 3 reprodutores . A tribo comprou 30 éguas. E assim começou na prática o programa registro com o objetivo do resgate e preservação das características originais dos cavalos Nez Perce.
Texto por Lucio Sérgio de Andrade , 06/10/20